Aviões com a tecnologia stealth apresentam uma baixa assinatura radar ou um baixíssimo RCS.
O que é RCS?
Radar Cross Section - Uma aeronave é capaz de refletir ondas eletromagnéticas ou absorvê -las. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. As aeronaves continuam sendo detectadas, mas agora com o RCS muito baixo. Dependendo do poder do radar as aeronaves stealth seriam detectadas, mas seriam confundidas com pequenos animais voadores que apresentam um RCS de uma águia, por exemplo. Em conjunto de táticas de vôo, com a capacidade furtiva das aeronaves, um piloto de um avião Stealth é virtualmente invisível.
Nascimento
Para obter um RCS baixo, na década de 70 a agência de espionagem CIA encomendou uma aeronave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.
SR-71 BlackBird
É um avião de reconhecimento estratégico ("SR": Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projetos YF-12 e A-12. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar.
Como se ocultar?
Infelizmente as aeronaves B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos curvos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em voo. A solução encontrada foi desenvolver softwares e usar o Fly-by-wire, para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o vôo.
O RAM
Radar Absorbent Material (Material de aborção de Radar), o RAM se trata de uma espécie de tinta, que ao se passar sobre o avião, reagiria absorvendo algumas ondas eletromagnéticas e impedindo sua deflexão. As ondas de radar seriam induzidas pelo campo magnético desse material para a conversão de energia em calor.
O RAM também é formado por microesferas, as quais desviam o fluxo da onda de radar para outra direção, que não aquela da qual foi sua origem. Desta forma, o radar (fonte de origem do sinal) não terá o retorno do seu eco.
Essa tecnologia norte-americana é muito cara, mas sua capacidade ja foi testada no Afeganistão e no Iraque, demostrando ter desempenho relativamente considerável.
Aeronaves com a tecnologia Stealth.
SR-71
F-22
B-2 Spirit
F-117
E usada também em embarcações militares.
Sea Shadow
USS Coronado
Visby
Fonte: Wiki, Google Imagens.
0 comentários: