O Bugatti Veyron atingiu o mundo com suas formas, tecnologia e velocidade surpreendente para um carro de rua fabricado.
As origens remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron. O logo EB estampado em todos os carros significa Ettore Bugatti, o nome do projetista e construtor de automóveis italiano. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuía um motor demasiadamente complexo.
“O aclamado Bugatti Veyron, um superesportivo de rua, capaz de atingir mais de 400 km/h.”
Após
terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande
preocupação em como alcançar 1001 CV de potência? Para isso, foram utilizados
quatro turbocompressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água,
enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 6-8 litros), intercoolers
de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser direta. O resultado é:
1001 CV aos 6000 RPM. O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e de 0 a 290 km/h
em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis e
quatro turbos.
Em 2010 a
Bugatti revelou a nova edição limitada do modelo Veyron 16.4. O topo de linha
da família foi batizado de SS ou Super Sport e chega mais poderoso. Com seu
motor 8.0 W16 tetra turbo mais incrementado, ele gera 1200cv e pode alcançar
437,16 km/h (na versão de rua o motor tem um bloqueio eletrônico que faz
com que ele pare de acelerar a 415 km/h).
Seu
design se diferencia do Veyron normal pelos faróis de LED e por ter a parte
inferior e as rodas de magnésio pintadas de laranja e há também a versão com
rodas de magnésio pretas, mas pratas ao seu redor. E o aerofólio traseiro que
se ergue a 180 km/h, enquanto que, no Veyron normal, o mesmo se ergue a
220 km/h mantendo o carro aero dinamicamente estável.
Uma máquina impressionante, elegante, rápida. O que dizer mais, e sim, o carro mais rápido do mundo (testado na pista da Volkswagen Group e detentora da marca bugatti). Ah o preço, algo em torno de 2.029.500 €.
0 comentários: