Maravilhas da Engenharia

Postado por VagabundosNerd in

O Concorde


Seria possível um avião supersônico de passageiros? Sim é possível ou foi possível. O concorde provou isso, uma maravilha da engenharia que elevou o nome da aviação a um novo patamar. Construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de máxima é de Mach 2.04  - entre 2.346 e 2.652 km/h, e uma altitude de 17.700 metros de altura - aproximadamente 58.070 pés. Produzido entre 1969 e 1979, seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.




Ficha Técnica

Tipo
Avião supersônico
Fabricante
Aerospatiale e BAC
Primeiro voo
Oficial: 2 de março de 1969
Comercial:
21 de Janeiro de 1976
Capacidade
100 passageiros
Custo unitário
46 milhões de dólares
Comprimento
62 metros
Envergadura
25,6 metros
Altura
12,2 metros
Velocidade máxima
Velocidade Máxima 2.330 km/h
Velocidade de Cruzeiro 2.170 km/h
Peso máx. decolagem
185.070 kg
Potência
152.200 lbf (676,8 kN) com 4 motores Rolls-Royce/Snecma Olympus 593 Mk 610-14-28


 Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde iniciou os voos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dakar. Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros - 1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou a Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido sua grande altitude de voo. 


 Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. A aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra, e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos.
O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Bridgetown (Barbados), Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Singapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos os continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, uma das unidades da Air France (Voo Air France 4590) teve um acidente fatal, causado por uma peça de um DC-10 da Continental Airlines, que se soltara na pista minutos antes, o que causou a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o os voos do Concorde. 


Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações, retornando ao serviço de passageiros 15 meses após. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais da aeronave. A Air France em 31 de maio de 2003 e a British Airways em 24 de outubro do mesmo ano.
Foram fabricados vinte Concordes ao longo de um período de 13 anos. Apenas a British Airways e Air France operaram a aeronave comercialmente.
Dois protótipos (001 e 002) foram produzidos para aperfeiçoamentos no projeto inicial. Mais duas aeronaves foram construídas (101 e 102), como aeronaves de pré-produção, e também serviram para refinar o projeto, de forma a aproximá-lo da configuração ideal para o serviço comercial. Foram feitas alterações no projeto dos motores, ensaios de rolagem em pista molhada, ensaios de altitude, em altas e baixas temperaturas e testes de sistemas e componentes com as novas tecnologias que estavam surgindo, como reversores e freios de carbono. Também foi redesenhada a seção de nariz, com inclinação para uma melhor visibilidade do piloto. As unidades 201 e 202 também nunca entraram em serviço comercial, sendo utilizadas em testes como as anteriores, como treinamento da tripulação, testes de rotas, de resistência, refinamento técnico e desenvolvimento. Portanto, das vinte unidades produzidas, apenas quatorze operaram comercialmente.


O último voo oficial foi realizado por uma aeronave da British Airways, em 26 de novembro de 2003, para Filton (Inglaterra), sua terra natal, quando homenagens e manobras foram realizadas, como o movimento do "Bico" (levantamento e abaixamento). Logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.



Curiosidades: A velocidade de cruzeiro Mach 2,00, é equivalente a cinco campos de futebol a cada segundo e 23 milhas a cada minuto, mais rápido do que uma bala de rifle e duas vezes a velocidade do som.
A Velocidade de aterragem era de 296 km/h
A Velocidade de Take-off era de 321 km/h


O concorde um avião glorioso, uma maravilha da engenharia admirada por todos os apaixonados pela aviação!!!

VagabundosNerd

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